Mateus: 6.9,13
Portanto vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu santo nome. Venha ao teu reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas á tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre. Amém!
Essa oração é chamada "Oração do Senhor" porque Jesus nosso Senhor, ensinou seus discípulos a orar dessa maneira. Jesus não queria que eles repetissem essas palavras despreocupadamente. Pelo contrário, o que lhes ensinou, e a nós hoje, é um modelo de oração. Há muito significado em cada frase.
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome: É uma declaração de louvor, reconhecendo que Deus é santo e deve ser reverenciado. Seu nome jamais deve ser pronunciado levianamente. Ele não só é Senhor do céu e da terra como é o nosso Pai celestial.
Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu: Nos lembra o desejo de Deus de orarmos para que a vontade dele nos dirija e reino em nosso mundo. Quando oramos e convidamos Deus a manifestar seu poder em meio ao sofrimento e á dor do mundo, ele responderá. Seu poder tomará nossa vida para que realizemos o que ele planejou no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá-nos hoje: Manifesta dependência de Deus como nosso provedor. Tudo o que temos agora foi concedido por sua mão graciosa. Tudo o que precisaremos no futuro virá á medida que o busquemos.
Perdoa nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores: É uma declaração de que não só devemos pedir perdão a Deus como somos lembrados de que devemos perdoar os demais. Assim como somos devedoras de Deus porque ele nos perdoou os pecados, devemos perdoar de boa vontade os que pecaram contra nós.
Não nos induzas á tentação, mas livra-nos do mal: Jesus não estava dizendo que Deus tenta as pessoas, mas que há um inimigo de nossa alma cujo maior prazer é derrotar-nos. Todas passamos por dificuldades e períodos de tentação em que precisamos da libertação divina. Jesus, no entanto pagou um preço enorme para que pudéssemos ser livres.
Porque teu é o Reino e o poder, e a glória, para sempre. Amém.: Tudo o que Deus é e tudo o que faz vive para sempre. Nunca houve e nunca haverá nada maior que Deus em todo o universo.
CURIOSIDADES: Essa oração é conhecida em todo mundo. Em toda Jerusalém existe um prédio com mais de cem lindas cerâmicas com palavras dessa oração, em vários idiomas. Alguns a chamam de "Pai Nosso" ou "Oração do Senhor". Não importa o título, é correto afirmar que essa oração seja a mais conhecida e repetida no mundo cristão.
Por: Manuela Sevach