sexta-feira, 21 de setembro de 2012

RUTE - UMA HISTORIA DE AMOR E FIDELIDADE.

Originada de Moabe, Rute cresceu no planalto ao sul do rio Arnom, numa nação que provavelmente era polígama e onde se adorava o falso deus Quemos. Então, uma família de hebreus se mudou de Belém para Moabe; e eram diferentes: a mãe, Noemi, era tratada com respeito por seu marido Elimeleque.
Rute, cuja mão foi pedida em casamento por Malom, um dos filhos dessa família, iniciou um relacionamento de  aprendizado com sua sogra sábia e confiável, vindo a amar e a admirar Noemi. Rute e sua cunhada, Orfa, ligaram-se afetivamente a ela e as três mulheres ficaram ainda mais unidas quando seus maridos morreram.
Porém, Noemi ficou sabendo que a fome em Belém havia passado e desejou voltar para casa. Durante a viagem, instou suas noras a retornarem aos seus respectivos lares, onde poderiam, então se casar novamente. Apesar de inicialmente querer ficar com a sogra, depois de uma despedida comovente Orfa cedeu e voltou para sua família.
Rute porém se apegou a Noemi, e entendeu que a mudança para Belém significava renunciar totalmente a sua herança cultural e passar o resto da vida como estrangeira. Por isso, seu voto a Noemi é umas das declarações de compromisso mais belas da história. "Disse, Porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; por-que aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares a noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus" ( Rute: 1;16).
A chegada das mulheres em Belém marcou o início de uma nova vida para Rute, que passou a trabalhar nos campos de cevada de Boaz, um parente de Noemi, rebuscando as espigas deixadas nos campos para os pobres. Os feixes de cereal eram colhidos e debulhados com uma ferramenta manual pesada, feita de madeira; então com um garfo grande, eram jogados para o alto, afim de que o vento levasse embora a palha. Muitas mulheres pobres flertavam com os ceifeiros e tentavam roubar cereal mas Rute logo adquiriu uma reputação de tamanha honestidade e integridade que foi elogiada pelo dono dos campos " Boaz".
Seguindo o conselho sábio de sua sogra a humildade de Rute conquistou o respeito e, mas tarde o amor do parente de Noemi Boaz, que comprou a propriedade de Noemi e se casou com Rute.

Rute é lembrada como modelo de caráter feminino, por sua linda amizade com sua sogra, e sua história de amor com Boaz. Dispondo-se alegremente e confiantemente a romper com seu passado, tomando por base a revelação de Deus que havia aprendido com sua sogra afetuosa. Deus usa a fidelidade de mulheres simples para cumprir seus planos extraordinários: Proveu alimento para duas viúvas por meio do Trabalho de Rute; proveu segurança á jovem viúva por meio do seu casamento com Boaz; proveu descendentes para Noemi por meio de Obede, o filho de Rute e Boaz. Por meio da moabita Rute, Deus também proveu um grande rei para Israel e até mesmo o Messias. "Basta tão somente confiar plenamente em Deus e tudo mais ele fará".

Fonte: Bíblia sagrada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...